Certamente um dos assuntos mais comentados e noticiados em nosso país, nos últimos dias, foi a condenação do ex-presidente Lula em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá.

Por conta disso, uma das palavras mais mencionadas e escritas foi condenação. Sem entrar no mérito da situação do ex-presidente, quero considerar sobre a condenação descrita na Bíblia sobre a raça humana: a condenação eterna por causa do pecado. De acordo com as Escrituras, por causa do pecado de Adão (que era o representante da raça humana), e por causa dos próprios pecados, o ser humano recebeu como justa condenação a morte eterna (Rm 3.23; 6.23).

Por ser uma condenação justa, não adianta o ser humano se declarar inocente. Como o homem pode ser livre dessa condenação? A resposta é: através de Cristo. Em Romanos 8.1-2 lemos: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte”.

Comentando esse texto, o Rev. Hernandes Dias Lopes escreve: Em Adão estávamos condenados, mas em Cristo estamos justificados – O pecado entrou no mundo por um homem. Adão pecou e com ele toda a raça. Todos pecamos e estávamos destituídos da glória de Deus.

O pecado é maligníssimo e penetrou em nossas veias, assumiu o trono da nossa vida, e nos jogou num estado de rebelião contra Deus. Tornamo-nos inimigos de Deus.  Todos estávamos condenados, visto que o salário do pecado é a morte. Mas, Cristo levou sobre si a nossa culpa, morreu a nossa morte, suportou em seu corpo o nosso castigo, bebeu sozinho o cálice da ira de Deus que deveríamos beber, satisfez as demandas da lei em nosso lugar e nos justificou diante do trono de Deus. Por isso, estamos livres de toda condenação.

Ele pagou a nossa dívida. Ele nos absolveu de toda culpa. Ele nos justificou. A lei condena, mas Cristo nos justifica – Não podíamos ser salvos pela lei. Pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. A lei é boa, santa e pura, mas somos pecadores. A lei é como Raio X, luz e prumo. Identifica o problema, mas não resolve. Cristo, porém, como nosso representante, fiador e substituto, obedeceu a lei por nós e morreu por nós. Agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo. Estar em Cristo é estar seguro, salvo, perdoado, justificado!

A lei não pode mais manter você como prisioneiro (Rm 8.2). Estamos mortos para a lei (Rm 7:4) e livres da lei. O que a lei não podia fazer por nós, Cristo fez, morrendo em nosso lugar. Cristo sofreu a penalidade da lei em nosso lugar, por isso, não podemos mais ser condenados. IP Jundiai

CategoryPastoral
Left Menu Icon