Num mundo de influência existencialista, o homem é cada vez mais visto como indivíduo isolado. A ênfase está na liberdade individual. Conforme bem escreveu Giovana Teixiera, no site jovemcrente.net: Não há dúvidas de que a sociedade contemporânea é marcada por valores egoístas e individualistas em todos os aspectos, sejam eles econômicos, políticos ou sociais.

Segundo o Dicionário Informal, o individualismo, egoísmo ou egocentrismo, é uma “tendência para se libertar de toda a obrigação de solidariedade, para só pensar em si”. Essa tendência é nitidamente percebida em frases comumente ouvidas, como: “São minhas escolhas!”, “Eu faço o que eu quiser!” ou “O importante é que me faça feliz”.

Escrevendo ao jovem Timóteo (II Tm 3.1-9) o apostolo Paulo o preveniu de que nos últimos dias sobreviriam tempos difíceis, quando os homens seriam, entre outras coisas, egoístas. O Diác. Antônio Pádua, da IP de Salgado de São Felix, escreveu: O egoísmo caracteriza-se pela concentração dos interesses do individuo em si mesmo, em detrimento das necessidades do semelhante.

O ser humano foi criado por Deus para viver numa saudável interdependência – “não e bom que o homem esteja só” (Gn 2.18). O salmista declarou: “Oh, como é bom e agradável viveram unidos irmãos”! (Sl 133.1). A igreja do novo testamento se distinguia em virtude de um estilo de vida desprendido e altruísta (At 4.32-37).

Como escrito no início, na sociedade moderna verifica-se um acentuado individualismo. Em vez de aproximar as pessoas, como pareceria lógico, a globalização acaba promovendo o isolamento e o distanciamento. O mercado transforma-se numa selva, e “salve-se quem puder”. O resultado disso é que retrocedemos á mentalidade de Caim: acaso, sou eu tutor de meu irmão?

Os homens deixam de ser irmãos e parceiros e transformam-se em concorrentes. A Ética cristã esta fundada no amor: amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Ai não há espaço para o egoísmo. A parábola do bom Samaritano (Lc 10.25-37) ilustra muito bem o que significa amar ao próximo como a si mesmo. Aonde prevalece o egoísmo não há amor, nem ao próximo nem a Deus.

É por isso que Jesus condenou os Fariseus e sua falsa devoção (Mc 12.38-40). O egoísmo arraigado em tantos corações e mentes, tem sido um grande empecilho para a construção de um mundo mais humano, justo e solidário. Diante da cultura do individualismo e da competitividade que rege o mundo hoje, onde o outro é visto não como irmão e parceiro, mas apenas como concorrente, o povo de Deus é desafiado a deflagrar uma revolução: a revolução do amor (Mt 5.43-48). “Altruísmo” é o oposto de “egoísmo”. Ser altruísta significa ter amor ao próximo e ser abnegado.

  IP Jundiai

CategoryPastoral
Left Menu Icon