Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, inerrante, infalível e suficiente; única regra de fé e prática. Cremos que a Bíblia é a mensagem de Deus ao pecador, por isso, ela tem o poder de transformar vidas, de conduzir os homens à salvação (Jo 17.17; 2Tm 3.16,17; Hb 4.12; 2Pe 1.21).

Cremos no único Deus vivo e verdadeiro, soberano criador e sustentador de todas as coisas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo; O Pai não é nem gerado, nem procedente; o Filho é eternamente gerado do Pai; o Espírito Santo é eternamente procedente do Pai e do Filho (Mt. 3:16-17; 28-19; 2 Cor. 13:14; Jo 1:14, 18 e 15:26; Gal. 4:6).

Cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio ao mundo, encarnou-se e viveu em total obediência à lei de Deus e morreu em nosso lugar, para ser o nosso Salvador e Senhor; Cremos que Jesus ressuscitou dentre os mortos e está à direita de Deus Pai, de onde intercede por nós, sendo o único Mediador entre Deus e os homens; Jesus Cristo é o único mediador entre nós e Deus. Somente Jesus Cristo morreu para nos salvar. Somente ele nos livrou da condenação do pecado que pesava sobre nós. Somente ele viveu de modo perfeito e obedeceu completamente à lei de Deus. Por isso, somente através de Jesus o homem pode obter a salvação (1Tm 2.5; Rm 8.1; Rm 5.19; Jo 14.6).

Cremos que somos salvos exclusivamente pela graça de Deus e não pelas nossas obras; Cremos que recebemos a salvação pela fé em Jesus Cristo e não pelos nossos méritos ou mesmo pelas benemerências dos santos que viveram antes de nós; A salvação do homem não é obtida por nada de bom que ele possa fazer, e sim pela graça de Deus. Somente Deus com sua graça pode estender a mão ao pecador e tirá-lo de uma vida de pecado, sem sentido e sem esperança. Somente a graça de Deus pode iluminar um coração que está em trevas e fazê-lo enxergar a misericórdia e o amor de Deus em Jesus Cristo. Somente a graça de Deus pode dar vida aos que estão mortos (Ef 2.8; Sl 40.2; Ef 1.18; Ef 2.1).

Cremos que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Por isso, todos, em toda parte, precisam se arrepender e colocar sua confiança exclusivamente em Cristo para a salvação; Todo aquele que vem a Jesus Cristo, pela fé, e nele crê tem a vida eterna e jamais perecerá eternamente; Visto que somos salvos somente pela graça de Deus, o meio pela qual obtemos acesso a ela é a fé. Somente crendo na eficácia do sacrifício de Cristo e vivendo pela fé em Jesus pode uma pessoa ser salva (Ef 2.8; Rm 3.21-28; Rm 5.1; Gl 3.11).

Cremos que só Deus merece glória. Ao contrário do que a nossa sociedade prega, o homem não é o centro do universo. Existe um ser infinitamente maior, absolutamente soberano, que controla todo o universo de acordo com a sua vontade. Um Deus que é amor, justiça e verdade. Um Deus que viu a miséria e a degradação do ser humano, por causa do pecado, e o amou. Amou tanto que enviou o seu próprio filho para morrer em nosso lugar, pagando o castigo que nós merecíamos (At 4.24; Mt 10.29; 1Jo 4.8,16; Sl 50.6; Jo 14.6; Jo 3.16).

Veja também:

Confissão de Fé de Westminster

Catecismo Maior de Westminster

Breve Catecismo de Westminster