Rev. Luis Roberto Navarro Avellar

As pessoas arrumam muitas desculpas para não evangelizar. O Rev. Jáder Borges menciona algumas dessas desculpas:

…“Não tenho tempo” – Tempo nós temos. O que estamos fazendo com ele é outra coisa! A verdade é que temos perdido muito tempo e, com isso, muitas vidas. David Livingstone dizia que ‘Deus tinha um único Filho e fez dEle um missionário’. E Jesus mesmo dizia: “vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim” (Mc 1.38). E o texto segue dizendo que o Senhor Jesus foi por toda a Galiléia…(Mc 1.39). Enfim: crente – seja ele quem for – que não tiver tempo para evangelizar, deve urgentemente rever a sua agenda e as suas prioridades, pois está é perdendo tempo.

…“Não tenho recursos” – Tem. O melhor meio você já tem: a Palavra de Deus. Abra, pregue, ouça as pessoas, fale… e você verá como a espada do Espírito é apta para chegar ao coração e trazer discernimento para todos que a ouvem e a quem o Senhor quer salvar! (Hb 4.12).

…“Vou dar oportunidade para outras pessoas”… – Tinha um membro de uma igreja que eu pastoreei que sempre vinha com esta desculpa: “pastor, agora eu vou dar oportunidade para outra pessoa”, quando queria largar a sua função na Igreja. Só que não tinha esta “outra pessoa”. Aí, ele entrava com a sua segunda e bem surrada desculpa: “…é que eu ando muito cansado”. E eu dizia: “irmão, e quem foi que disse que aqui é lugar de descanso?”

…“Preciso me especializar mais em evangelização”. – Que bom que seja isso mesmo! Então, a melhor especialização em evangelização pessoal que eu conheço, é na prática. E não conheço outro e melhor meio e método. É ali que eu acerto ou erro; que eu vou me aprimorando, e orando, e estudando e decorando as Escrituras. Claro: leia o que puder, faça cursos… mas faça entre intervalos de evangelização. Evangelizar não é questão de diploma. É questão de diplomacia! De ir em nome do Senhor, como embaixador do Rei (ver, 2 Co 5.18-21;6.1,2).

“…Vou orar”. – Que lindo! Mas que grande desculpa pode ser esta, quando fica só nisso: “vou orar” e nunca agir. Uma das formas que eu acho bonita na oração é que esta palavra em Português é bem significativa. Ore mesmo e ore muito, e nunca saia para evangelizar sem orar. Oração é primordial. Agora, é assim no evangelismo em nosso idioma: Ora… ação!

A grande verdade é que não temos desculpas para não evangelizar. Falar de Cristo, este é o nosso maior privilégio. Para nós que somos salvos, e para os perdidos que poderão ser salvos por Deus.

___________
Texto publicado no boletim da Igreja Presbiteriana de Jundiaí de 3/8/2014.

IP Jundiai

CategoryArtigos
Left Menu Icon