O que é um discípulo? Como se fazem discípulos? Que tipos de discipulado existem…

O que é um discípulo? Como se fazem discípulos? Que tipos de discipulado existem? Dave Eby responde: Um discípulo é um aprendiz do Senhor Jesus. Um aprendiz é um ouvinte e um praticante. A Grande Comissão é uma ordem para trazer pessoas a Cristo para ouvirem, aprenderem e praticarem. Um discípulo de Jesus se torna o seu aprendiz para sempre. Entre as coisas que os discípulos devem aprender continuamente de Cristo estão:

1. Negar a si mesmo e seguir a Jesus com lealdade singular (Lc 9.23-26; 14.26).
2. Odiar o pecado e amar a santidade.
3. Servir e amar a igreja de Cristo com todas as suas imperfeições.
4. Amar os perdidos e as nações e ter uma paixão pelo avanço do evangelho.
5. “Adornar” o evangelho de Cristo com boas obras de amor, justiça e misericórdia (Tito 2.10, 12, 14).
6. Viver pela fé em Cristo e no evangelho (Romanos 1.17).
7. Regozijar-se no fato de que as exigências humanamente inalcançáveis de uma consciência limpa, um novo coração e um novo poder para viver uma vida santa foram adquiridos e providenciados por Cristo somente, pela graça somente, e de que elas são recebidas por fé somente. Regeneração, justificação e santificação são, todas, dons gratuitos.
8. Gloriar-se tão somente na cruz e no evangelho e abandonar todo orgulho e autorrealização (Filipenses 3.3-9).
9. Esperar em Cristo pela glória e pela graça vindouras, uma esperança que sustenta em meio às muitas aflições desta breve jornada pelo “vale da sombra da morte”.
Discípulos se fazem por meio do ministério da Palavra que foi confiado à igreja, incluindo a pregação, o ensino, a evangelização e o aconselhamento.

Discipulado inicial é ganhar discípulos por meio da evangelização, trazendo pecadores a Cristo para serem seus aprendizes, por meio de um ato inicial de arrependimento, fé e submissão à graça. Discipulado normal acontece na congregação. É ensinar aos crentes tudo o que Cristo ordenou sobre tudo da vida. Crentes famintos, ensináveis e fiéis serão contínuos aprendizes de Jesus à medida que eles se sentam sob a pregação e o ensino da Palavra e se tornam praticantes dela (Tiago 1.22). Eles crescerão na vida de contínua fé, arrependimento, ministério e missão.

Eles serão equipados, preparados e enviados para contribuir com a missão de Deus neste mundo, que é fazer discípulos a quem Cristo redimiu de toda nação, edificando a igreja de Cristo entre todos os povos, e chamando-os à plenitude do reino de Deus.
Discipulado restaurativo é aprender de Cristo a como lidar com os problemas que emergem em virtude da reminiscência e da habitação do pecado.

O discipulado restaurativo demanda ensino, reprovação, correção e educação específicos que abordarão esses problemas específicos. (Fonte: Ministério Fiel). A missão da igreja é glorificar a Deus, fazendo discípulos que O glorifiquem, pregando o Evangelho para que outros sejam alcançados pela graça de Deus e para Sua glória.

CategoriaArtigos

© 2017 Igreja Presbiteriana de Jundiaí.Feito por: Loro Comunicação

Siga-nos: