A cura para os nossos pecados, sejam eles mais escandalosos, sejam eles “intocáveis”, é o evangelho em sua abrangência. O evangelho é uma mensagem, uma expressão resumida da obra completa da vida, morte e ressurreição de Cristo por nós, e de sua atuação em nós hoje por intermédio do Espírito Santo. A obra de Cristo por nós e em nós nos livra tanto do castigo do pecado, quanto do seu poder reinante em nossas vidas. Entretanto, muitas pessoas não percebem a importância fundamental do evangelho em nossa luta contra o pecado. Por que motivo então devemos examinar o evangelho?

1 – O evangelho é só para pecadores. Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores (1Tm.1.5). Por outro lado, mesmo depois de salvos em Jesus, precisamos do evangelho, pois, infelizmente ainda pecamos. Paulo, ensina Timóteo que a Escritura é útil para a “repreensão” e para “correção” (2Tm.3.16), ou seja, ainda pecamos e precisamos ser repreendidos e corrigidos.

2 – O evangelho não só me prepara para encarar o pecado, mas me deixa livre para encará-lo. Enfrentar o pecado sem o evangelho resulta em culpa. Nós nos sentimos culpados, pois somos culpados. Por outro lado, à medida que entendo, em meu íntimo, a verdade do perdão de Deus em Cristo, fico livre para enfrentar o pecado de modo honesto, humilde e sem culpa. Textos: Rm.4.7-8; Is.53.6.

3 – O evangelho me motiva e me fortalece a lutar contra o pecado. Mais do que enfrentar, o evangelho nos dá força para lutar e mortificar a carne (Rm.8.13; Cl.3.5). Todavia, como alguém disse, o único pecado contra o qual podemos lutar com sucesso é o pecado perdoado. Só podemos começar a lidar com a atividade do pecado em nossas vidas depois de termos lidado com sua culpa. Isso só é possível quando temos certeza de que Deus, em Cristo, nos perdoou e tratou nossa culpa.

Qual é a importância de saber que Deus não me culpa mais pelo pecado? 1) É importante, pois tenho a segurança de que Deus está comigo e não contra mim. (Rm.8.29-31) Essa certeza me encoraja e me motiva grandemente a lutar contra o pecado. 2) É importante, pois a certeza de que Deus está ao meu lado na luta contra o pecado produz em mim enorme gratidão pelo que ele fez e está fazendo em minha vida por intermédio de Cristo.

Você compreende agora que, sem o evangelho, não existe nem perdão dos pecados e nem resolução do problema da culpa? Você consegue entender que, sem o evangelho, o angustiante, sufocante e paralisante problema da culpa não pode ser vencido? Você percebe que, sem o evangelho, você nunca conseguirá encarar, lutar e vencer o pecado que ainda reside em você? A questão é: Você conhece o evangelho? Como você pode aplicá-lo às suas lutas diárias contra o pecado?

Fonte: Jerry Bridges

 

 

CategoryArtigos, Pastoral
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Left Menu Icon